Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (2102 votos)

ONLINE

Partilhe esta Página

Cursos 24 Horas

Cursos com Certificado

• A Vinha

VIVENDO A VIDA ABUDANTE.

TEMA 5: A VINHA.

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós...” (Jo. 15: 16a)

Deus não precisa de nós. Ele escolheu precisar de nós. Ele poderia viver sem nós. Mas escolheu viver conosco. Deus não precisava nos amar. Ele é o amor, assim escolheu nos amar. Na Videira, nenhum galho precisa de outro para viver, mas nenhum deles pode ser sozinho a vinha que o Agricultor precisa e quer. A alegria que um único galho traz não se compara à alegria que uma vinha pode produzir quando suas satisfações são compartilhadas. A mesma coisa acontece na comunidade de Jesus chamada igreja. Nós devemos ser a comunidade unida em Jesus que escolheu não viver sem o outro (Jo. 13: 34,35). Para que isso aconteça, dia-a-dia, precisamos permanecer no amor que Deus tem para nós em Jesus, que satisfaz totalmente. Um amor que diz: “Eu escolho não viver sem você. Vou permanecer com você eternamente com um coração aberto”. É a vida eterna que nos é dada.

A COMUNIDADE DO AMOR!

Como discípulos de Cristo esse é o tipo de amor que devemos ter para com aqueles que estão conosco na vinha e mesmo para com aqueles que ainda estão fora dela; incluindo nossos inimigos. Poderíamos viver sem eles, mas na satisfação que encontramos na Videira optamos por não viver sem os nossos inimigos (Mt. 5: 44-48). Somente galhos que permanecem em Jesus são capazes de amar a partir da satisfação e não para ter satisfação. Os galhos conseguem amar porque permanecem em amor. A igreja é a comunidade de Jesus que pode amar uns aos outros e o mundo (Jo. 15: 8-10,12). Como é triste quando isso não acontece. Triste para a igreja, para o mundo e para a glória de Deus. Algo que demonstra bem esse amor é o perdão (Mt. 18: 21,22). Lendo essas palavras podemos pensar: “isso é algo que não conseguiremos fazer”; mas, Jesus falou que isso seria perfeitamente possível. E é possível se o galho, de coração aberto, receber satisfação suficiente em Jesus. Se o comportamento de outra pessoa não for a fonte de minha satisfação e ações, posso perdoar se eu tiver perdão para dar. Minha capacidade de perdoar depende da profundidade da minha fonte de perdão. Perdoar como Deus nos perdoa. Quando permaneço em Jesus, essa fonte profunda passa a ser minha também. O perdão está mais relacionado com a fonte da minha alma do que com a pessoa que está a minha frente.

A VERDADEIRA CONEXÃO!

É difícil imaginar que galhos satisfeitos em uma Videira maravilhosa queiram pertencer à outra Vinha por insatisfação. Porém no contexto da igreja moderna não é difícil ver crentes constantemente procurando pela melhor vinha da cidade. Este movimento revela uma necessidade de se alimentar de outros galhos em vez de alimentar-se da Videira. Às vezes parecemos mais clientes e consumidores do que galhos cheios de fruto. A visão das lideranças tem sido errada, e fazem os galhos errarem. Deveríamos como Vinha do Senhor levar a cada pessoa a ser um ramo frutífero que permanece satisfeito na Videira. Mas na maioria das vezes as vinhas são transformadas em fábricas onde se faz muito barulho, e se tem a necessidade de se produzir, onde a chave é o esforço do homem. Isso acontece quando a visão é ocupar e extrair o máximo da pessoa achando que isso é o que trará satisfação para ela e fruto para a igreja. Mas como terão satisfação e darão fruto se não estiverem na Videira (Ef. 4: 13). Uma vinha de Deus é um lugar onde os líderes devem simplesmente trabalhar com o que está acontecendo nas profundezas da alma de cada ramo. Deus faz coisas acontecerem. Como líderes, cooperamos com o que existe em cada ramo. Não acrescentamos nada a eles. Simplesmente, chamamos para fora o que já existe neles. Um ramo em Jesus não tem falta de coisa alguma. Quando o líder, simplesmente ajuda a cada ramo a compartilhar, de forma natural, o que já recebeu da Videira, então o fruto é produzido, Deus é glorificado, pessoas são salvas e o povo descansa (At. 2: 42-47). A igreja sustentável não é aquela que quer satisfazer o ramo e sim aquela que leva o ramo a satisfação que está na Videira. Na vinha é o lugar de se encontrar a videira e nela satifazer-se. Uma vinha pode até impressionar pelo o seu operacional, mas se não apresentar a Videira não vai adiantar. A vinha nunca satisfará, Deus não permitirá, pois a fonte de abundância e satisfação está na Videira (Jo. 15: 11).