Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (2097 votos)


ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

Cursos 24 Horas

Cursos com Certificado

Cursos com Certificado

 


• Jesus, Servo e Sacerdote Eterno - Aula 3
• Jesus, Servo e Sacerdote Eterno - Aula 3

JESUS SACERDOTE ETERNO

 

     Hoje falaremos de Cristo como Sacerdote Eterno. Talvez você se pergunte: o que faz um sacerdote? A resposta está em Hebreus 5.1-4. Dentre todas as suas atribuições, entendemos que um sacerdote é aquele que oferece dons e sacrifícios pelos pecados, tanto os seus quanto os do povo. Essa passagem em Hebreus faz alusão ao Dia da Expiação, em hebraico Yom Kippur (Levítico 16). Esse era o único dia em que o Sumo Sacerdote adentrava o Santo dos Santos; caso entrasse em algum outro dia, seria fulminado pela glória e pela presença do Senhor. Hoje, temos acesso irrestrito ao Pai, pois após a crucifixão de Cristo, o Véu do Templo se rasgou e não há mais essa restrição. Essa era a base do sacerdócio, oferecer dons e sacrifícios rituais segundo Levi, estabelecido por Deus, bem como a sua continuação pelos descendentes de Arão (Ex 28.1; Nm 20.23-28; 25.10-13).

     Com o tempo, ficou mais do que claro que o sacerdócio levítico era ineficaz, visto que seus rituais e dogmas não purificavam o interior do homem e tinham por base o medo (Hebreus 7.11,12). Era preciso estabelecer um sacerdócio superior ao de Levi, para que a presença de Deus se manifestasse no coração do homem e, dessa forma, estivesse ele purificado de suas falhas e erros, sempre que acontecessem. Na nova aliança, O Dia do Perdão não mais se restringiria a um único; mas, a todo o momento em que o homem pecar tem acesso a Deus para que suas faltas sejam anuladas pelo poder do sacrifício da cruz do calvário em nosso favor (Colossenses 2.13-15).

     Aqui se estabelece o sacerdócio eterno, segundo a ordem de Melquisedeque; não mais segundo a ordem de Levi. Esse sacerdócio eterno já havia sido profetizado pelo rei Davi no Salmo 110 que fala do Reino, do sacerdócio e da conquista do Messias. Cristo é Sacerdote Eterno (Salmo 110.4).

     Melquisedeque que significa Rei de Justiça, era Rei da cidade de Salém (paz), um reino de justiça e paz, sem início e sem fim de dias; sem genealogia, semelhante ao filho de Deus, permanece sacerdote para sempre (Hebreus 7.1-3). Melquisedeque é a figura profética de Cristo. (Gênesis 14.18-20). Segundo essa passagem, Melquisedeque foi maior do que Abraão e Levi. Dízimo significa honra. Assim, vemos que Levi, por meio de Abraão, honrou ao sacerdócio de Melquisedeque, como sacerdócio superior. 

     Jesus é o nosso Sumo Sacerdote eterno da tribo de Judá (Hebreus 7.14); por isso, feito fiador de uma melhor aliança (versículo 22). E é exatamente, por permanecer eternamente que pode salvar àqueles que por meio de seu sacerdócio se achegam a Deus. O Sacerdote puro, santo, incontaminado e imaculado que não necessita oferecer a cada dia sacrifícios, porque Ele mesmo se deu em sacrifício uma única vez para sempre. (Hebreus 7.24-28). Nenhum sacrifício mais é necessário. Porém, para o sistema de adoração do Novo Testamento, uma coisa nos é pedida: um coração contrito e quebrantado (Salmos 51.17)

 

Em Cristo Jesus, Pastor Washington Santos