Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (2097 votos)


ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

Cursos 24 Horas

Cursos com Certificado

Cursos com Certificado

 


DISCIPULANDO MULHERES
DISCIPULANDO MULHERES

INTRODUÇÃO

É muito importante que venhamos entender o propósito de Deus para nós mulheres. Não podemos viver como se não houvesse um propósito, devemos reconhecer quem somos e quem Deus quer que sejamos, para podermos agradar o coração dEle, e sermos, verdadeiramente, mulheres virtuosas segundo o coração do Senhor.

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. (Pv. 31:10)

Que dentro de nós esteja a essência do Espírito Santo de Deus

e que cada poro exale o perfume suave de Cristo.

 

    Muitas mulheres ainda não entenderam o motivo de sua existência, e isso acaba gerando conflitos internos que acabam refletindo exteriormente. É fundamental que venhamos a conhecer e entender o motivo pelo qual fomos criadas, para que possamos, verdadeiramente, viver o propósito de Deus.

   Toda criação de Deus foi feita por Ele com um propósito; propósito proveniente do seu próprio coração. A Palavra de Deus nos declara em Gênesis 1.31 que tudo que Deus criou é muito bom. Em cada criação houve um objetivo da parte do Senhor, podemos observar isso lendo os capítulos 1 e 2 de Gênesis. Deus pensou em tudo, e tudo fez perfeitamente maravilhoso.

   Somos parte dos planos de Deus, Ele não nos fez por acaso, houve um propósito especial na nossa criação. Vamos ler Gn 2.18:

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gênesis 2:18).

   Nessa passagem podemos observar o cuidado de Deus ao ver o homem só; e nesse versículo fica bem claro o objetivo de sermos criadas “ser AJUDADORA IDÔNEA”, em outras palavras, que seja capaz de auxiliar o homem. Encontramos a chave primária do motivo de eu e você estarmos aqui hoje.

  • E o que é ser uma auxiliadora?

    Imagine uma escola sem auxiliares, e o diretor tendo que dar conta de todas as tarefas sozinho, e, diga-se de passagem, grandes e árduas tarefas! Vamos entender o trabalho do diretor de uma escola: é necessário o controle de todas as turmas, alunos, professores e de todos os funcionários da escola. O diretor deve organizar o trabalho dos outros setores, elaborar e manter organizada toda documentação referente aos trâmites escolares. É dever dele também, estar à frente do projeto político pedagógico, convocar reuniões com o corpo docente e discente, quando necessário. Isso tudo, sem contar as inúmeras matrículas efetivadas todos os dias; pais que querem atendimento; visitação da inspeção; supervisionar o andamento das aulas em sala; bem como os uniformes e a comida que será servida...ufa! Só de pensar, cansa.

   Normalmente, o diretor não faz tudo isso sozinho, ele tem auxiliares, que o ajudam efetivamente; são eles: secretários, inspetores, orientadores, coordenadores, e os adjuntos. Cada um tem seu cargo para que possa auxiliar o diretor e no final, tudo dê certo. Mesmo o diretor sendo o principal responsável, pode dividir o peso das tarefas com seus ajudadores.

   Desempenhamos exatamente o papel desses auxiliares dentro de nossos lares; mesmo quando solteiras, é nosso dever ajudar em todos os sentidos. Vivemos parte de nossa vida sob os cuidados de nossos pais; eles são os responsáveis por nos ensinar as coisas básicas da vida, como por exemplo, estudar, arrumar a casa, lavar a louça e as roupas, enfim; nossa mãe, principalmente, cuida de nos preparar para assumir o nosso verdadeiro papel: ‘Ser uma excelente dona de casa’, para que ao nos casarmos, possamos entender, verdadeiramente, nossos deveremos e possamos cumpri-los com excelência!

   Na vida conjugal, é necessário compreendermos, realmente, qual é o nosso lugar como auxiliadora. Além das tarefas de casa e o cuidado com os filhos, temos um ministério ao lado de nosso esposo, que é o de auxilia-lo em tudo.

   Assim como aquele diretor que vimos acima, o esposo é o responsável principal por conduzir a família. Deus determinou assim! Por exemplo, a ordem de não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, foi dada a Adão, Eva ainda não havia sido criada (Gn.2. 16-21). Deus entregou o reinado a Adão, o domínio completo de toda a terra, porém, criou a mulher para auxilia-lo, não para dominar sobre ele.

  Infelizmente, hoje, nos deparamos com uma inversão de valores gritante: o mundo caminha no sentido oposto ao propósito de Deus. Mulheres se tornam cada vez mais independentes dos homens; ausentes no lar; ausentes na família. Um quadro que não estava nos planos de Deus.

   Entendamos que, não é errado estudar, seguir uma carreira, arrumar um bom emprego; o que é errado é deixar que tudo isso roube a nossa identidade como ajudadora capacitada para auxiliar nosso esposo. Precisamos planejar bem o nosso tempo, e tudo que venhamos a fazer, para que isso não nos faça perder o foco! Mais adiante nos aprofundaremos nesse assunto.

Com amor, Pra. Patricia Campos Santos.

 

Para iniciar o discipulado acesse:

Tópico I - A mulher como filha