Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (2097 votos)

ONLINE

Partilhe esta Página

Cursos 24 Horas

Cursos com Certificado

• A Mulher como Filha

ENTENDENDO NOSSO PAPEL COMO FILHA

Sabemos do mandamento do Senhor para os filhos: Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. (Efésios 6.1-3), e em Colossenses 3.20, Paulo enfatiza ainda mais: Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Esses versículos muito têm a ver com o mandamento dado ao nosso Deus para Moisés e para o povo, em Êxodo 20.12 (Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.). De fato, se analisarmos os dez mandamentos, veremos que esse é o primeiro mandamento com promessa “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá”. Precisamos entender que nada nas Escrituras é em vão, há um propósito em todo seu conteúdo.

Infelizmente, muitos filhos têm desonrado seus pais, desvalorizando o mandamento do Senhor, e acabam atraindo consequências ruins para suas vidas, uns por se acharem superiores aos seus pais, outros, por acharem que sabem demais e não precisam mais dos ensinamentos deles; enfim, são muitos motivos que cercam esse assunto.

Mas vamos focar em nós (filhas)? Primeiramente, precisamos abordar alguns assuntos psicológicos, para um melhor entendimento de muitos casos que encontramos por aí. Há um fator psicológico que tem estragado o relacionamento de mães e filhas; a psicologia explica que, em um determinado momento da existência da menina, é gerado no seu subconsciente, uma rivalidade em relação a sua mãe; isso porque, a figura masculina, ou seja, o pai, é visto pela menina como um herói, o seu herói, e a presença da mãe ao lado do pai, começa a incomodar, e gera um inexplicável ciúme. Até um certo ponto, isso é comum, mas deve ser trabalhado, e para isso, é necessário, a criança ser ensinada dentro de um lar saudável. O que quero dizer com isso?

Existem muitas filhas que não tem um bom relacionamento com suas mães, e acreditem, até mesmo em nosso meio, infelizmente. Isso é grave! Nós fomos separadas por Deus para fazer a diferença, e devemos ser diferentes. Podemos observar o relacionamento de Rute com aquela que estava apenas no lugar de sua mãe (Rute 1.16). Como tem sido nosso relacionamento com nossa mãe? Os conflitos têm sido maiores que a demonstração de carinho e afeto? Cuidado, filhas, para que essa armadilha do diabo não corrompa seu relacionamento com sua mãe! Se sua mãe é uma santa mulher de Deus, deseje ser a cada dia como ela; se ela ainda não é, seja você o bom exemplo para ela. É triste demais ver uma filha desrespeitar sua mãe ao ponto de dizer que não gosta dela, que ela é chata, nojenta ou coisa pior! Se para nós é triste, imagine para Deus? Filha, desperte! Você conhece a Palavra, isso não agrada a Deus! Se algo na sua mãe tem lhe desagradado, aconselho que, chame-a para conversar; exponha o que você tem sentido, o que tem te entristecido; fale tudo, mas fale com ela, com carinho e com amor. Você verá que a relação de vocês melhorará a cada dia.

É necessário que a filha entenda que, tenha sua mãe a personalidade que tiver, seja ela do jeito que for, é sua mãe, e ponto! Jamais uma mãe desejará o mal de sua filha, pelo contrário, tudo que uma mãe faz é por amar, é por amor! Ainda que sejam vários ‘nãos’ no mesmo dia. Filha, olhe para sua mãe, como um anjo que o Senhor designou para cuidar de você, seja amorosa, carinhosa, seja para sua mãe, o que você deseja que sua filha um dia seja para você.

Já o relacionamento com o pai, tende a ser diferente por natureza; geralmente é uma relação mais amorosa, carinhosa e afetiva do que com a mãe. O que é um erro! Pois, o relacionamento deve ser um só, de filha para pais (mãe e pai), com muito amor e respeito, obedecendo em tudo, porque isso agrada ao Senhor.

Muitas filhas depois que atingem uma idade mais madura, acham que não precisam mais dos pais, e que já sabem das coisas, por isso, quando os pais dizem: Não faça isso! Já é um motivo suficiente para fazerem, pelo simples desejo de alguma forma, sentirem-se superiores. Engano do diabo! Filhas, só somos superiores, quando obedecemos de coração às ordenanças de nossos pais, e não seremos superiores a eles, mas sim, aos outros que optam por não obedecerem. Isso é fazer a diferença!

Se, seus pais estão no caminho do Senhor, glória a Deus, eles serão abundantemente usados para lhes guiar no bom caminho sempre. Se ainda não conheceram ao Senhor, faça que a luz de Deus que está em você, mostre a eles o quanto você é diferente, sendo obediente e amorosa, respeitando-os em todos os momentos. Porque, é através da sua vida, o melhor jeito deles conhecerem esse Deus tão maravilhoso. Seja um diferencial dentro da sua casa, não ande conforme o fluxo desse mundo, mas colida com ele para a glória do nome do Senhor Jesus. Deus te chamou para, verdadeiramente, ser a luz, ser o sal, ser diferente!

Com amor, Pra. Patricia Campos Santos.